Muito se fala sobre medidas de segurança para os passageiros de transportes de aplicativo, mas, e os motoristas que estão nas ruas e ajudam, diariamente, milhões de pessoas a se locomover com facilidade e segurança? Pensando nisso, trouxemos algumas medidas para motoristas de aplicativo com o objetivo de trazer mais segurança à rotina desses profissionais.
1 – Checagem de passageiros
A disponibilização das informações sobre o passageiro antes do aceite da corrida, como confirmação de que o perfil foi verificado, frequência de uso do aplicativo, nota de avaliação, destino da corrida e zonas de risco, são fundamentais.
2 – Gravação de áudio
É possível acioná-la a qualquer momento durante a corrida, caso o motorista se sinta desconfortável no carro. A gravação ajuda a prevenir comportamentos inadequados, além de auxiliar a plataforma a aplicar medidas corretivas, como bloqueio contra o passageiro ou motorista, em algumas situações. É válido informar que nenhuma das partes é notificada quando a funcionalidade é acionada e os dados são criptografados e armazenados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.
3 – Câmeras de segurança
As câmeras são instaladas perto do retrovisor central do veículo. Além disso, contam com um botão de segurança físico em uma posição sigilosa dentro do carro, que o motorista pode ativar a qualquer momento e acionar a central de segurança. As lentes olho de peixe proporcionam uma visão panorâmica do interior do veículo assim como contam com um modo noturno. Elas também registram som e possuem sistema antifurto.
4 – Compartilhamento de rota
O compartilhamento de rota com amigos ou familiares também está no ranking das medidas de proteção mais importantes. Para isso, basta acessar, dentro do aplicativo, o menu “Central de Segurança”. Vale ressaltar ainda que a empresa monitora as viagens em tempo real, via GPS. Caso seja identificada alguma anormalidade, como trajeto acima do tempo, são ativados protocolos, que incluem o contato com o motorista e o passageiro.
5 – Central de Segurança
Avaliar a possibilidade de ter uma central de segurança com equipes multidisciplinares que estão 24 horas por dia, todos os dias, avaliando a sua segurança é fundamental. O objetivo é oferecer o melhor atendimento e apoio aos motoristas parceiros que precisarem de qualquer tipo de suporte.
FONTE: Portal do Trânsito