Para manter o seu carro em boas condições, é muito importante dar atenção especial aos pneus. Afinal, além de serem componentes fundamentais para o veículo rodar, sua manutenção reflete diretamente na segurança dos passageiros do automóvel.
Esse tipo de cuidado pode ser tomado com economia. Porém, é importante saber aumentar a durabilidade dos componentes e também quando chegou a hora de trocá-los.
O pneu remold é uma das melhores opções disponíveis nessa hora.
Mas será que vale a pena?
Pneu remold é um pneu antigo, de no máximo sete anos de utilização, que passa por uma reestruturação completa e bastante criteriosa para poder ser utilizado novamente.
Esse processo envolve a raspagem e a substituição da borracha das laterais, dos ombros e da banda de rodagem do pneu. Não se deve confundi-lo com o pneu recapeado, que passa somente pela aplicação de borracha nova sobre a estrutura do pneu antigo.
Processo de fabricação.
O processo do pneu remold inicia-se na chegada das carcaças de pneus usados para o fabricante. Nessa ocasião, são avaliadas uma por uma. Enquanto parte é descartada, o restante segue no processo.
As carcaças selecionadas são encaminhadas para estações de inspeção. Lá, são infladas e passam por nova avaliação, na qual recebem reparos se estiverem com algum tipo de defeito.
Estando em condições, seguem para a estação de raspagem do talão e da banda de rodagem. Assim, ficam completamente lisas para receber aplicação de cola líquida. Na sequência, uma camada de borracha, responsável por formar a banda de rodagem, é acrescentada ao pneu.
Depois disso, a borracha anti-quebra lateral é aplicada e, posteriormente, as carcaças são vulcanizadas. Após o resfriamento, seguem para a estação de limpeza, na qual recebem a última inspeção. Então, o pneu remold está pronto para ser vendido.
Durabilidade
Enquanto o valor do pneu remold costuma ser menor, sua vida útil tem longevidade menor em relação à de um modelo novo.
Um pneu novo de boa qualidade roda em média entre 25 e 50 mil quilômetros, enquanto os pneus remoldados têm uma durabilidade máxima de 30 mil quilômetros. É importante destacar que essa durabilidade pode ser ainda menor se você rodar por estradas rurais ou em vias com más condições de conservação, visto que o remold é indicado para uso exclusivamente urbano.
As vantagens do pneu remold
Além da vantagem econômica, o processo de fabricação é mais favorável ao meio ambiente. Afinal, reaproveita carcaças de pneus que seriam descartadas, o que diminui o acúmulo de resíduos de difícil degradação na natureza. Além disso, uma quantidade menor petróleo é envolvida em sua produção, na comparação com o pneu novo.
As desvantagens do pneu remold
Apesar de custar menos do que um item novo, o pneu remold tem vida útil de 15% a 30% menor, o que torna mais frequente a necessidade de trocas.
Se o pneu remold apresenta um bom desempenho ao percorrer o perímetro urbano, o mesmo não ocorre nas estradas. Em alta velocidade, ele pode sofrer com instabilidade, especialmente nas curvas. Fator esse que interfere na segurança.
Outra desvantagem do pneu remold é a dificuldade para realizar o balanceamento.
FONTE: Garagem 360