Realidade incontestável na América do Norte e na Europa, a falta de motoristas também começa a ser registrada no Brasil. É o que aponta o Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC) e também o Sindicato das empresas de transporte de São Paulo (SETCESP).
O levantamento desses índices, revelou uma queda significativa no número de motoristas habilitados para direção de caminhão (Categoria C e complementares).
Até 2015, o país registrava um crescimento médio de 1,4% ao ano no número de motoristas de caminhões, chegando a um total de 5.605.511 profissionais habilitados na categoria C e complementares. Entretanto, este cenário começou no período seguinte. Entre 2015 e 2020, este número começou a recuar em média 5,9% a cada ano em todo o país, chegando a um total de 4.541.998 profissionais.
Dentre todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, São Paulo, foi o estado que registrou a maior queda. Destaque para o recuo significativo de 8,9% no número de motoristas profissionais habilitados na categoria C e complementares entre 2017 e 2018.
Os indicadores também apontam para uma mudança no perfil de idade dos motoristas no estado de São Paulo. Em 2010 a maior parte dos profissionais encontrava-se na faixa de 41-50 anos de idades. Já em 2020, a maior parte dos motoristas passou a se concentrar na faixa de 51-60 anos, confirmando assim um envelhecimento da categoria. O número de motoristas mais jovens também recuou bruscamente. Na primeira faixa (18-21 anos) o recuo chegou a 64,1%, enquanto a faixa de 22-25 anos registrou queda similar de 63,7%. Segundo o IPTC, o envelhecimento dos motoristas de caminhão no estado paulista acompanha o panorama nacional.
Além da faixa etária, o levantamento encomendado pelo SETCESP também traça o perfil dos motoristas. Atualmente 65% dos motoristas contratados pelas empresas possuem ensino médio completo e 17% o ensino fundamental concluído. Já a idade média de contratação é de 41-68 anos e tempo médio de carreira nas empresas de 1,94 anos.
Por fim, o estudo também revela um crescimento anual e sem interrupções nos salários pagos aos motoristas no estado de São Paulo. Em 2019, o mercado pagou em média aos motoristas de caminhão R$ 2.064, crescimento recorde de 24,8% em relação a remuneração média de 2015.